Novo layout do APP da Uber e a acessibilidade no iPhone
A UBER lançou uma atualização de seu APP que trouxe uma alteração significativa no layout e nos recursos da viagem. Por se tratar de uma ferramenta bastante utilizada no dia a dia e por sempre corrermos o risco de perdas no que diz respeito a acessibilidade, quando falamos de reformulações estruturais numa aplicação, nos preocupamos com a chegada deste “Update”, , testamos o aplicativo no iPhone e destacaremos rapidamente os pontos positivos e negativos que fomos capazes de perceber nas primeiras viagens com esta nova versão do APP da Uber.
Cabe ressaltar, que, devido ao pouco tempo de uso, existem coisas ainda não mapeadas e não percebidas em nossos testes.
Pontos Positivos
O recurso “Para Onde” deixou o APP mais inteligente, no que diz respeito as sugestões de destinos. Obviamente, que isso só será percebido por usuários que fazem uso com certa frequência e com uma gama variada de rotas.
As categorias de viagens foram divididas em três páginas:
Primeira: Econômico (UberX e UberPool);
Segunda: Premium (UberBlack); e
Terceira: Mais Espaço (UberBag e UberBike).
Para alternar entre as modalidades basta rolar a página lateralmente com três dedos. Em cada página é exibido o valor de cada categoria da respectiva modalidade, daí para alterar de uma para outra basta dar um duplo toque na opção desejada.
Lembrando, que na viagem atual é, previamente, selecionado o mesmo tipo de carro que foi usado na viagem anterior.
A escolha da capacidade de passageiros no UberPool (1 ou 2), também foi alterada. Depois de clicar no botão “solicitar UberPool”, surgirá duas novas páginas, dispostas lateralmente, onde basta alternar para a página com a capacidade desejada, rolando a tela lateralmente com o arrasto de três dedos e depois clicar no botão “Confirmar capacidade”.
Durante a viagem, a contagem regressiva em minutos, foi substituída pelo horário previsto de chegada no destino escolhido… Classificamos este item como positivo, por entender que é mais válido saber se o horário que chegaremos em nosso destino de forma direta, do que ter que ficar somando a contagem regressiva a hora atual… Salientamos que a espera pelo motorista ainda funciona através da contagem regressiva do tempo, o que acreditamos ser mais prático desta maneira mesmo.
Pontos negativos
O endereço exato da “localização Atual” não é exibido, pelo menos para o VoiceOver. Consideramos, dessa forma, necessário escrever o endereço exato de onde estamos e confirmar nos resultados da busca, visando evitar transtornos, já que pode ser arriscado confiar cem por cento neste recurso…
O foco do VoiceOver é facilmente perdido, o que requer que antes de usar o recurso de alternância de páginas supracitado, exige que sempre foquemos em um item qualquer do APP antes de executar o arrasto com três dedos.
Não é possível localizar o botão que informa o método de pagamento que está selecionado no momento, através da exploração tátil da tela… Para encontrá-lo, localize o botão que estará acima da tecla “Home” com o título “Solicitar UberX” (substitua o UberX pela categoria de viagem que você selecionou) e varra a tela com um dedo da direita para a esquerda, daí basta dar um duplo toque para escolher outra forma de pagamento…
Considerações
Não notamos mudanças na avaliação do motorista e nem no menu de opções, aparentemente está tudo normal.
Também não tivemos a oportunidade de usar o recurso de entrar em contato com o motorista, o que geralmente fazemos, para dar as coordenadas necessárias para ele nos localizar.
Em linhas gerais, acreditamos que o Uber com seu APP está no caminho certo… Porém testem com cautela e retorne aqui para compartilhar com a gente as suas experiências, postando sua opinião ou tirando suas dúvidas nos comentários…
E, muito importante, se você já teve a oportunidade de experimentar na plataforma android, nos conte como foi sua experiência também…
Para mais detalhes, consulte a página de direitos autorais do portal.