Firefox 57 – uma má ideia para usuários de leitores de tela no Windows
Atualização 10/03/2018
A versão 58 do Firefox e a versão 2018.1 do NVDA fizeram com que esta dupla possa ser usada novamente.
A experiência de navegação mudou um pouco, mas a lentidão já não mais existe.
Para mais detalhes, verifique esta postagem no blog do Marco Zehe, que trabalha com acessibilidade na Mozilla e as
novidades da versão 2018.1 do NVDA.
Para usuários do JAWS, nada mudou. As versões acima da 57 do Firefox são proibitivas até que a Freedom Scientific e a Mozilla consigam compatibilizar os dois produtos de maneira adequada.
post original
Salve, galera!
Quem ouviu o último episódio do podcast já sabe faz bastante tempo que a versão 57, mais conhecida como quantum, do Firefox, lançada hoje, não é aconselhável para usuários de leitores de tela.
A principal razão é ligada à nova maneira que o navegador usa para obter as informações de uma página e comunicá-las para as tecnologias assistivas.
Os principais fabricantes de leitores de tela para Windows lançaram pronunciamentos oficiais quanto ao Assunto. a NVAccess recomendou que seus usuários esperem se possível para atualizar e a Freedom Scientific também fez uma recomendação exatamente na mesma linha.
Mais recentemente, o Blind Bargains também repercutiu o assunto.
O desenvolvedor Marco Zehe que trabalha para a fabricante do Firefox escreveu um artigo em seu blog explicando mais detalhes e nos trouxe a excelente notícia de que próximas versões (nomeadamente a 58 e a 59) trarão o desempenho quase de volta ao nível em que a versão 56 estava.
A BlindTec já recomendava há muito tempo e ainda continua a recomendar que você não atualize para o Firefox 57 se estiver usando leitores de tela. Se ainda quiser continuar usando o navegador, recomendamos que a versão de release extendida seja utilizada. Esta manterá o Firefox na versão 52 mas receberá atualizações de segurança e demais atualizações consideradas relevantes.
Para mais detalhes, consulte a página de direitos autorais do portal.
Olá,
Para colaborar, deixo aqui mais uma alternativa para quem tenha atualizado e pretenda retornar para a versão 56, ao invés de instalar a versão release extendida.
Link direto para versão 32 bits: https://releases.mozilla.org/pub/firefox/releases/56.0.2/win32/pt-BR/Firefox%20Setup%2056.0.2.exe
Link direto para versão 64 bits: https://releases.mozilla.org/pub/firefox/releases/56.0.2/win64/pt-BR/Firefox%20Setup%2056.0.2.exe
Neste caso terá que acessar o menu do Firefox, ir até “Ferramentas”, “Opções” e marcar a opção para não fazer a atualização automaticamente.
Abraços e vamos aguardar as novas versões do Firefox mais compatíveis com nossos leitores de tela.
Maurício,
Muito obrigado pelo complemento.
Galera,
Alggumas pessoas estão relatando que não enfrentaram maior lentidão. No meu caso especificamente, encontrei lentidão para a exibição e principalmente na navegação de conteúdo mais complexo. Como os próprios desenvolvedores dos dois leitores de tela e do navegador avisaram para, se possível … evitar a atualização, decidi informar meus leitores e ouvintes sobre o assunto. Como não atualizar não vai me tolher de nada e na próxima versão as coisas devem estar melhores, decidi esperar. Recomendo,dado este ponto, que todos façam o mesmo apesar de, claro, todos serem livres para fazerem o que bem entenderem.
Olá equipe da Blindtec, ao ouvir o último episódio, lá no trabalho, decidimos interromper a atualização do Firefox nas configurações do mesmo.
No entanto, aqui em casa, atualizei e ao fazer uns testes, não tive maiores problemas e nem percebi lentidão. Lembrando que tenho baixa visão e não uso leitor de tela o tempo todo.
Abraços
Opa Ricardo.
Talvez seja o caso de vocês tentarem em uma máquina do trabalho e ver o que acontece. Se estiverem usando o JAWS sem ser a última build da versão 18 ou a versão 2018 então esquece, não vai rolar de qualquer maneira … se for o NVDA, então pode-se arriscar.
No próximo episódio, a ser publicado muito em breve, vou contar melhor porque noticiamos, mesmo que muita gente esteja dizendo que as coisas estão normais. Ao menos para mim, a lentidão continua. Não muita, mas o suficiente para incomodar. Como eu senti esse comportamento e as duas fabricantes e a própria desenvolvedora sinalizarem, vou esperar. Nada me falta na 56 ou na 52 com suporte a release estendido. Mas se funcionar para você, está valendo!
Muito obrigado por compartilhar suas experiências sempre por aqui, nos ajudando a fazer da tecnologia assistiva cada vez mais algo ao alcance de todos.
Pingback: BlindTec 28 - aumentando sua autonomia com o uso do aplicativo Be My Eyes - BlindTec
Pingback: BlindTec Express 08 - Notícias do mundo da tecnologia assistiva - BlindTec